Anúncios

terça-feira, 29 de agosto de 2017

COMO FUNCIONA O LICENCIAMENTO DE JOGADORES BRASILEIROS EM PES/FIFA


Fala pessoal? Tudo certo? Hoje vamos postar como funciona o processo de licenciamento de jogadores brasileiros para PES/FIFA/FM. Vamos lá?

Bom, sei que muitas pessoas ficam bravas pois a cada PES e FIFA's vemos jogadores genéricos daqui do Brasil nos games. Inclusive, acho que as reclamações dos gamers para PES são as maiores (mesmo o FIFA não tendo nenhum jogador licenciado, e PES tendo cerca de 70% dos jogadores licenciados).

Entretanto, o acordo com o clube ou com a CBF (vide Brasileirão em PES) NÃO INCLUI o licenciamento de jogadores nos games (creio que muitos já saibam disso). Mas vamos ver como funciona o licenciamento dos jogadores, passo a passo:

EMPRESA negocia contrato com o CLUBECLUBE pede para cada JOGADOR (via Advogado/Assessor) assinar a liberação de imagem para a EMPRESA do game.

Porém, não é obrigação do CLUBE pedir uma assinatura do JOGADOR. E tem advogado que pede alguma "grana" para o uso do direito de imagem do JOGADOR.

O que a EMPRESA paga é apenas para licenciar o CLUBE, a licença do JOGADOR vem "de graça", digamos assim.

Aí que entra o "pobrema". Quando o advogado ou assessor, ou o próprio jogador pede alguma grana e não assina a liberação da imagem, a Empresa tem que negociar jogador por jogador, virando um negócio praticamente impossível, pois cada um vai querer sua parte da forma que bem entender.

UPDATE: Outro detalhe, ex: Damião estava no Flamengo, ele tinha um contrato de licenciamento com o Flamengo para PES. Agora que ele foi pro Internacional, terá que fazer um novo contrato de licenciamento para o PES. O acordo é diferente dos acordos com os Legends, por exemplo.

Por isso que existe clubes como o Vitória por exemplo, que fecha a licença apenas do clube, e não vai atrás de seus jogadores para fechar o licenciamento, até porque não é obrigação do Vitória. Por isso que a Konami, Sports Interative ou EA Sports têm que ir atrás de cada jogador para licenciar seu nome e imagem.

Gostaram do post? Deixem seus comentários abaixo. 

Twitter Brasileirados

Fiquem com Deus, abraços Nino!
 



Um comentário:

  1. Comprar o jogo 10 dias antes do lançamento é o maior crime de sempre depois a culpa é do PC. O Brasil é o culpado da demo de pes 2013 ter sido hackeada e vendida nos sites buscapé.
    O Jenkey rolou o seu saco por vossa causa.
    Agora os usuários do PC têm que esperar pelo lançamento. Obrigado Brasil maldito! Não merecem PES durante 10 Anos nas vossas vidas e ser lançado só na Europa, Asia e América do Norte! Nem a liga ou libertadores deviam ter.

    ResponderExcluir